NOTÍCIAS

ADMINISTRAÇÃO: 9 DICAS PARA ESCOLHER A MELHOR FACULDADE
18/11/2018

ADMINISTRAÇÃO: 9 DICAS PARA ESCOLHER A MELHOR FACULDADE

Então a decisão está tomada. Você vai prestar vestibular para Administração. Parabéns. É uma excelente escolha. Afinal, a carreira de administrador está entre as mais flexíveis, com diversas possibilidades de atuação e com tendência de alta no mercado. 

 

Mas o momento das grandes decisões ainda não terminou. Quase tão importante quanto definir a área de estudo é definir em que faculdade você vai estudar. Pode parecer simples, mas há muita coisa a considerar. Afinal, afirmar qual a melhor faculdade para você passa por questões muito específicas e que mudam conforme os interesses e objetivos de cada um. 

 

Parate ajudar, listamos abaixo os 9principais pontos que você deve considerar antes de fazer sua matrícula no ensino superior. Boa leitura e muito boa sorte em sua escolha ? e no vestibular, é claro!

 

Leia também: 5 HABILIDADES QUE TODO ADMINISTRADOR DEVE TER

 

1.Qualidade do corpo docente

Éimportante que você se informe antes de escolher quais serão seus professores: Se eles possuem uma boa formação, tem o conhecimento necessário para lecionar, se trabalham ou já trabalharam na área, se são bem conceituados, etc. Procure examinar o currículo dos professores e se possível assista algumas aulas.  

 

2.Grade curricular

Antes de matricular-se em uma faculdade, é recomendável que você conheça a grade curricular de Administração. Para construir uma carreira bem-sucedida, o egresso deve ser capaz de realizar tanto análises econômicas quanto motivar pessoas e equipes.

 

Nesse contexto, versatilidade é a palavra-chave ao estruturar o currículo. De noções de empreendedorismo, passando por economia e matemática financeira, até chegar às disciplinas da área de gestão de pessoas e comunicação interpessoal.

 

3. Processo seletivo

As questões referentes ao processo seletivo também ajudam a realizar uma triagem entre as melhores faculdades de Administração. Quais são os conteúdos cobrados no vestibular, o tipo de questões (somente múltipla escolha ou também discursivas) e a exigência de uma redação devem ser ponderados.

 

A prova é aplicada em um único dia ou em duas fases? Existe nota de corte ou alternativas ao processo interno, como a nota do Enem? Qual a proporção entre os candidatos inscritos e o número de vagas?

 

A faculdade de Administração é bastante concorrida? A complexidade do caminho que você precisa percorrer é um indicativo do nível de exigência e da metodologia adotadas pela instituição.

 

4. Preocupação com os alunos

Qual é o atendimento oferecido para os alunos? Algumas instituições de ensino possuem diretores que se distanciam dos estudantes, tratando-os como se fossem ?clientes? que dão dinheiro mensalmente.

 

Enquanto isso, outras faculdades fazem um atendimento humanizado, com uma equipe preparada para apoiar os estudantes em todos os momentos. Também vale a pena certificar-se se são oferecidas atividades complementares, como orientação profissional e preparação para o mercado de trabalho.

 

5. Metodologia de Ensino

Cada instituição tem a sua. E ela faz toda a diferença na qualidade e estilo do curso e da própria faculdade. Primeiro você precisa saber o que espera do ensino superior (foco em atividades práticas, possibilidade de utilizar bons laboratórios etc.) e depois entender como a instituição pensa a prática pedagógica ? não faltam faculdades que tem lindos laboratórios que, na prática, permanecem pouco acessíveis aos alunos. 

 

6. Credenciamento

Verifique se o curso de seu interesse é reconhecido, ou autorizado (no caso de cursos mais recentes) pelo Ministério da Educação (MEC). Procure saber também qual a sua avaliação no Exame Nacional de Cursos (Provão) e no Enade. (Clique aqui para conferir as notas no site do MEC)

 

7. Custos

Você passou em uma instituição pública e terá que mudar de cidade? Não esqueça de considerar os custos de moradia, alimentação e transporte. Às vezes fica mais caro mudar para outro lugar do que estudar em uma instituição particular na sua própria cidade.

 

8. Preço

Você vai estudar em uma faculdade particular? Não esqueça de conferir os valores das mensalidades e se você tem condições de pagar pelo curso. Neste sentido observe também as possibilidades de conseguir uma Bolsa de Estudos. Muitas instituições concedem bolsas para estudantes, em troca de estágios na própria instituição! 

 

9. Localização

Se você está em dúvida entre duas instituições de mesmo nível, escolha a que está situada mais próxima de sua residência ou trabalho. Assim o desgaste de locomoção será menor, principalmente se você mora em uma cidade grande.

 

Está pronto para tomar sua decisão? Ótimo. Então considera a Faculdade Rhema, que oferece o melhor para você em Arapongas. Entre em contato pelo whatsapp(43) 99123-3357, telefone (43) 3152-6464 ou e-mail ccontato@rhemaeducacao.com.br

 

 

Referências:

https://www.mundovestibular.com.br/articles/14101/1/Como-escolher-a-faculdade/Paacutegina1.html

http://www.sejabixo.com.br/vestibular/como2.asp?id=306

https://multivix.edu.br/blog/como-escolher-entre-as-melhores-faculdades-de-administracao/

DESTAQUES