NOTÍCIAS

CONHEÇA 7 LIVROS ESSENCIAIS PARA ESTUDANTES DE PEDAGOGIA
12/12/2018

CONHEÇA 7 LIVROS ESSENCIAIS PARA ESTUDANTES DE PEDAGOGIA

Olá pessoal!

Se você é professor, estudante ou pretende fazer pedagogia, certamente sabe o quanto a leitura é importante. Mas não custa reforçar. Para se tornar um profissional cada vez mais completo, a leitura é essencial. Amplia seu vocabulário, seu repertório, possibilita a inserção de novas estratégias em sala de aula, entre outros inúmeros benefícios. A seguir, trazemos algumas sugestões de livros que podem agregar ainda mais valor à sua carreira. 

Boa leitura!

 

CONHEÇA 7 LIVROS ESSENCIAIS PARA ESTUDANTES DE PEDAGOGIA

A leitura é uma grande aliada dos pedagogos, sendo de suma importância para ampliação de conhecimento e o desenvolvimento profissional. Não é à toa que há livros essenciais para estudantes de Pedagogia. Afinal, eles abordam os processos educativos, a aprendizagem ativa e, principalmente, as dificuldades que a falta de acesso à educação geram para o meio social.

Foi justamente pensando neles, que preparamos uma seleção com 7 títulos que você não pode deixar de ler para se aprofundar nos campos de atuação da profissão e compreender o papel do educador para crianças, jovens e adultos. Confira!

 

1. PEDAGOGIA DO OPRIMIDO

Para começar, há uma das obras mais marcantes do escritor Paulo Freire: Pedagogia do Oprimido. Com uma abordagem pioneira sobre os aspectos educacionais no país, esse livro se tornou um título que é referência na literatura para profissionais da área.

A razão para isso é que ele retrata um dos problemas mais sérios na educação do Brasil, o analfabetismo em adultos, e os dilemas de quem o vive no dia a dia. Ao mesmo tempo, o filósofo e educador propõe que o leitor vá além dos dados e estatísticas e analise os impactos culturais dessa questão.

Em meio a isso, ele ainda questiona o papel dos educadores no fim da estigmatização dessa parte da população que tantas vezes se encontra sem acesso à informação e, consecutivamente, à participação no meio social.

Para tanto, Paulo Freire levanta questões importantes sobre a importância de democratizar a educação e, acima de tudo, como torná-la inclusiva a fim de tê-la como um instrumento de transformação.

 

2. CONVERSAS COM QUEM GOSTA DE ENSINAR

Escrito pelo teólogo e educador Rubem Alves, Conversas com Quem Gosta de Ensinar é um dos livros essenciais para estudantes de Pedagogia por apresentar justamente a perspectiva dos educadores quanto ao ensino no Brasil.

A partir de uma coletânea de crônicas, o autor aborda a visceralidade de características como vocação, dom da comunicação, preparação profissional e atuação com pessoas com necessidades especiais.

Mas não só isso. Ele ainda se aprofunda sobre os reais papéis do professor e do educador no sistema acadêmico e como o segundo foi deixado de lado à medida que novos planos educacionais foram implementados no país.

 

3. EDUCAR NA ESPERANÇA EM TEMPOS DE DESENCANTO

Outro livro de suma importância para o aprendizado e aprofundamento de todo estudante de Pedagogia é Educar na Esperança em Tempos de Desencanto. Escrito em comunhão de ideias por Pablo Gentili e Chico Alencar, ele vai a fundo nos problemas hierarquizados no ensino público brasileiro.

Questões como o desencanto na atividade docente, a precária infraestrutura, a desistência por parte dos estudantes e a capacitação bastante rasa em colégios de todo o país, reforçam o discurso de ambos os autores sobre a necessidade de uma reforma pedagógica para que o ambiente escolar reassuma um papel de destaque na sociedade.

Apenas dessa forma, segundo Pablo e Chico, é possível levar, hoje, as crianças de um meio excludente e sem perspectivas para um futuro de inclusão e encantamento social.

 

4. EDUCAÇÃO NÃO É PRIVILÉGIO

Quais as razões da disparidade entre ensino público e privado? Por que, mesmo com planos pedagógicos similares, há uma defasagem tão grande no aprendizado de crianças e jovens? O que está por trás da evasão escolar e do baixo engajamento mesmo em atividades extracurriculares?

São com essas perguntas que Anísio Teixeira discorre em Educação Não é Privilégio, a falta de esmero e atenção com o que é público e, em paralelo, com o sistema educacional pouco flexível e adaptável a realidade social ? o que deixa o aluno à margem do próprio aprendizado e do desenvolvimento crítico.

 

5. A IMPORTNCIA DO ATO DE LER

Como valorizar a educação em um país onde mais da metade da população não tem a leitura como um hábito? É a partir dessa indagação que Paulo Freire, mais uma vez, figura em nossa lista de livros essenciais para estudantes de Pedagogia com o título A Importância do Ato de Ler.

Enquanto expõe as construções históricas e culturais que provocaram o desinteresse soberano acerca dos livros e textos, ele também apresenta, em paralelo, os efeitos desse desinteresse generalizado na política, na alfabetização e, inclusive, na construção da identidade do eu social e da malfadada liberdade de consciência.

 

6. ORGANIZAÇÃO DO CURRÍCULO POR PROJETOS DE TRABALHO ? O CONHECIMENTO É UM CALEIDOSCÓPIO

A Organização do Currículo por Projetos de Trabalho ? O Conhecimento é Um Caleidoscópio é mais uma parceria, dessa vez entre Fernando Hernández e Montserrat Ventura, que resultou em uma obra que debate e questiona o ato de educar.

A cada página, fomenta-se a discussão sobre a ausência de um espaço de interações e vivências que é substituído por uma esfera escolar que privilegia única e exclusivamente a área da sala de aula. Para os dois escritores, a aprendizagem é mais do que um conteúdo pronto e um repasse diário dele no modo automático.

 

Trata-se da abordagem de contextos críticos, cognitivos e emocionais que são assimilados e estimulados em trabalhos e atividades em grupos para que cada aluno se torne o protagonista na construção do saber.

 

7. A MATEMÁTICA EM SALA DE AULA ? REFLEXÕES E PROPOSTAS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por último, nesta lista de livros essenciais para estudantes de Pedagogia, há o trabalho desenvolvido por Cristiano Muniz e Katia Smole: A Matemática em Sala de Aula ? Reflexões e Propostas Para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

O título se foca em um dos problemas mais enraizados na cultura escolar brasileira: a baixa aprendizagem da matemática. Para isso, ele propõe uma reflexão sobre o ensino ativo no qual o professor vai além da construção de fórmulas e apresentação cálculos na lousa. Há uma proposição de reflexões sobre a usabilidade dos números na realidade dos alunos.

Como você leu, esses são os livros essenciais para estudantes de Pedagogia. Por isso, não deixe de conferir cada um desses títulos e se aprofundar sobre as diversas dimensões do aprendizado e do papel do educador em cada uma delas.

Fonte da matéria: https://www.eadlaureate.com.br/ondefor/conheca-7-livros-essenciais-para-estudantes-de-pedagogia

DESTAQUES