NOTÍCIAS

DEZ LIVROS PARA ESTUDANTES DE ADMINISTAÇÃO
19/12/2018

DEZ LIVROS PARA ESTUDANTES DE ADMINISTAÇÃO

Oi pessoal, tudo bem?

Falamos de forma constante sobre a importância da leitura, independentemente do curso. Quem faz administração, por exemplo, tem uma série de opções de para ler antes de se formar. O professor Marco Aurélio Bertolazzi, da Universidade de Caxias do Sul, listou algumas obras que considera essenciais para aqueles que pretendem ingressar nesta carreira, que é ampla e requer entendimento sobre diversos assuntos.

Confira a lista. Boa leitura!

 

ÉTICA PROTESTANTE E O ESPÍRITO DO CAPITALISMO, DE MAX WEBER? trata-se de uma explicação sociológica de como nasceu o capitalismo onde as empresas estão submersas, além de levar o leitor a entender o poder que uma empresa tem nos dias de hoje.

PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA, DE FREDERICK TAYLOR - Recomendado para o aluno que tem curiosidade teórica. Foi a primeira obra a organizar o que é necessário para que a administração funcione de fato. As teorias de Taylor, que estão contidas no livro, foram as responsáveis por causarem grande revolução no sistema produtivo.

ESTRATÉGIA COMPETITIVA, DE MICHAEL PORTER- Este livro analisa as forças de mercado. A obra leva o leitor a pensar nos prós e contras quando o assunto são as empresas (se têm clientes, fornecedores, concorrentes, entre outros). 

MODERNIDADE LÍQUIDA, DE ZYGMUNT BAUMAN- O livro traz uma abordagem clara das relações humanas e sociais. Ótimo para se entender a sociedade em que estamos inseridos e as mudanças pelas quais o mundo moderno tem passado.

ORGANIZAÇÕES COMPLEXAS, DE AMITAI ETZIONI - Mostra que as organizações são muito mais complexas do que imaginamos, e que estas não se resumem apenas a fábricas. O autor apresenta as conclusões de sua pesquisa sobre os distintos tipos de organizações e as classifica em três categorias, mostrando a diferença de como se deve administrar cada uma destas.

UM LIVRO BOM, PEQUENO E ACESSÍVEL SOBRE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS, DE CHRIS GREY - É uma obra que rompe o tradicional formato de livro acadêmico e oferece uma visão diferenciada ao leitor. Para se ter noção de como se formou o conhecimento que temos atualmente de Administração, este é o livro ideal.

DEUSES DA ADMINISTRAÇÃO, DE CHARLES HANDY - O livro fala sobre um elemento que é fundamental na Administração: a cultura organizacional. A obra discorre sobre a cultura de cada empresa, e como esta é formada.

O QUE É GERENCIAR E ADMINISTRAR, DE JOAN MAGRETTA- O livro coloca, com uso de termos muito simples, o que é Marketing, Recursos Humanos, Estratégia, entre outros conceitos. É indicado para quem ainda não leu nada sobre Administração.

IMAGENS DA ORGANIZAÇÃO, DE GARETH MORGAN - O autor utiliza de diversas metáforas que levam o leitor a compreender as diferentes faces das organizações, entendendo a complexidade e subjetividade da vida organizacional, além de fornecer uma análise ampla e crítica dos assuntos abordados.

A CULTURA DO NOVO CAPITALISMO, DE RICHARD SENNETT- O livro explica o tipo de capitalismo que nós e as empresas vivemos atualmente e o motivo da exigência de tamanha competição. Além, disso mostra, através de uma breve revisão histórica, as transformações ocorridas neste sistema.

Fonte original do artigo: http://www.frispit.com.br/site/10-livros-que-todo-estudante-de-administracao-deve-ler-antes-de-se-formar-2

DESTAQUES